O Palmeiras foi o primeiro clube brasileiro a implementar a biometria facial em sua arena. Hoje, ninguém consegue entrar no Allianz Parque sem que tenha feito um cadastro de sua face no sistema de biometria. Essa medida começou a ser implementada em Janeiro de 2023, ainda no primeiro mandato da presidente Leila Pereira.
A medida visava, principalmente, coibir a revenda de ingressos por parte de cambistas, embora houvessem também algumas outras vantagens em termos de segurança. Na época, era possível comprar os ingressos através do site www.ingressospalmeiras.com.br, onde se obtinha um QR Code para acessar o estádio. Esse QR Code era facilmente vendido por cambistas online.
Em uma tentativa anterior (e sem sucesso) de coibir o cambismo, os ingressos permaneciam “bloqueados” e só eram liberados 3 horas antes do jogo. Porém, os cambistas tinham uma forma de burlar o sistema, e eu fui banida do Avanti por ter feito a denúncia do esquema, que ainda durou por bastante tempo depois disso.
Como bloquear os ingressos falhou, a única solução foi implementar a biometria facial, de forma que somente a pessoa que comprou o ingresso pudesse entrar no estádio. Mas isso não foi o suficiente para barrar os cambistas. Desde 2023, os cambistas se aproveitam de uma “lacuna” na forma como os ingressos são comercializados para conseguir fazer a revenda — que foi facilitada graças ao sistema de biometria.
Estes cambistas são cadastrados como sócios Avanti. Eles compram os melhores planos, que possuem prioridade na pré-venda e altos descontos nos valores dos ingressos. Dessa forma, eles conseguem sempre comprar a carga que pretendem vender — mais alta ou mais baixa, de acordo com a importância do jogo. Após isso, as revendas são feitas online via redes sociais, e aqui está o pulo do gato: para transferir o ingresso ao comprador, o cambista cancela a compra dele, e usa o cadastro do cliente para selecionar o ingresso que acabou de ser cancelado, pois este reaparece no mapa do estádio no mesmo momento do cancelamento.

O processo é todo realizado durante a madrugada, onde há uma movimentação menor no site, o que diminui as chances de outra pessoa adquirir o ingresso que acabou de ser cancelado. Os setores mais vendidos são Central Oeste, onde a margem de lucro é maior, e então Gol Sul e Gol Norte, onde o desconto dos planos do Avanti são maiores, chegando a 100%.
Esse esquema poderia ser facilmente coibido caso fosse adicionado um delay para que os ingressos cancelados demorassem algumas horas para reaparecer no site, mas mesmo sabendo da situação, não há interesse nenhum por parte do Avanti em resolver o problema, que prejudica os verdadeiros torcedores do Palmeiras, que muitas vezes não podem ir aos jogos devido à falta de ingressos no site e aos preços abusivos praticados pelos cambistas.
Leave a Comment